Em reunião realizada no Centro Administrativo Presidente Tancredo Neves, ficou confirmado que o município está prestes a contar com vara da Justiça Federal. O anúncio foi feito pelo juiz Itelmar Raydan Evangelista, que veio à cidade no início da semana com o objetivo de verificar, juntamente com o engenheiro Luciano Xavier Adjafre, a localização de imóveis que possam abrigar a mais recente conquista muriaeense.
Tradicionalmente localizada em grandes centros, a Justiça Federal vem gradativamente se instalando também em cidades de menor porte, mas de grande demanda de processos jurídicos. "É um ganho muito grande para o nosso município", afirma o prefeito de Muriaé, José Braz. Segundo o diretor-tesoureiro da subseção local da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), José Márcio de Oliveira Barros, a implantação da vara federal vai proporcionar mais agilidade nos trabalhos. "Há a evidente vantagem de não ser preciso mais o deslocamento até Belo Horizonte para se dispor dos serviços jurídicos federais", opina.
O relatório dos imóveis de Muriaé visitados pelos representantes da Justiça Federal será analisado detalhadamente na capital mineira. A implantação da vara federal na cidade está prevista para acontecer em março de 2011.