OAB-MG faz a atualização cadastral da advocacia para realização das eleições online

19/09/2024 - 10h39m - Atualizado em 19/09/2024 - 10h39m

As eleições da OAB de Minas Gerais vão acontecer de forma totalmente online, no dia 17 de novembro de 2024. Para que toda a advocacia possa exercer o direito ao voto, está sendo feita a campanha de atualização cadastral até o dia 15 de outubro deste ano. As advogadas e os advogados terão três possibilidades para votar: por meio do certificado digital em token; certificado digital em nuvem; ou por autenticação de dois fatores.

Para fazer o cadastro basta preencher o formulário disponível no site da OAB-MG. Serão necessários número de celular e endereço de e-mail atualizados. Caso haja alguma dificuldade ou problema durante a realização do cadastro entre em contato com a central de suporte 0800 800 6000. Acesse aqui para atualizar seu cadastro.

O novo sistema de votação online é mais moderno, seguro e transparente e está em sintonia com os pilares da gestão de inovar, incluir e avançar. Em 2021, cinco seccionais utilizaram com sucesso esse formato e o resultado foi uma maior participação da advocacia nas eleições com queda na abstenção. O método é mais inclusivo, o que dará maior legitimidade à escolha feita pelos advogados e advogadas de Minas Gerais.

Por ser online, a votação pode ser feita de onde a advogada e o advogado estiverem não sendo mais necessários deslocamentos para locais de votação nem espera para exercer o direito ao voto, além de garantir total liberdade de escolha. O novo formato trará economia aos cofres da entidade. As últimas eleições da OAB de Minas Gerais custaram mais de 2 milhões de reais, no processo online será investido menos de 15% desse valor.

A empresa contratada pela Seccional Mineira, a Webvoto, foi homologada pela OAB Nacional e é a mesma que já fez as cinco eleições anteriores, em 2021, e que agora foi contratada pela maioria das seccionais que vão realizar eleições online. Também foi contratada uma empresa de auditoria, a The Perfect Link, que acompanhará todo o processo para garantir segurança e transparência das eleições em todo o estado.